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Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social com capacidade para 40 utentes, que consiste na prestação de cuidados individualizados a indivíduos e/ou famílias no seu domicilio, quando, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento não possam, assegurar de forma temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e atividades da vida quotidiana. Este serviço encontra-se ao dispor dos que necessitam, no período compreendido entre as 8 horas e as 18 horas, de segunda a sexta feira.

Através da sua intervenção o SAD tem como objetivos gerais contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias e contribuir ainda para retardar ou evitar a sua institucionalização. Através destes, pretende-se assegurar aos indivíduos e famílias a satisfação das necessidades básicas, prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar.

 

Para o desenvolvimento da resposta, são proporcionados um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente:

  • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Cuidados de higiene e de conforto pessoal;
  • Tratamento da roupa do uso pessoal do cliente;
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade.

 

O SAD assegura ainda outros serviços, nomeadamente:

  • Acompanhamento e transporte, a consultas assim como aos exames complementares de diagnóstico;
  • Realização de atividades de motricidade e ocupacionais;
  • Realização de pequenas reparações/modificações no domicílio
  • Saúde (assistência medicamentosa; avaliação da glicemia/tensão arterial; administração de insulina; contacto com equipa de saúde; levantar/deitar; posicionamentos);
  • Apoio psicossocial;
  • Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos clientes.

 

Documentos a apresentar

Do Candidato

a) Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

b) Cartão de Contribuinte;

c) Moradas e contactos;

d) Cartão de beneficiário da Segurança Social;

e) Cartão do Sistema Nacional de Saúde;

f) Comprovativo dos rendimentos actualizado.

 

Do Representante Legal

a) Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

b) Cartão de Contribuinte;

c) Moradas e contactos.

Documentos


Regulamento Interno do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira

Ficha de Inscrição

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